O Donas FC entrevistou Pamela Massoudi, diretora de Futebol Feminino da Tuna Luso, uma das equipes tradicionais do Pará. Pamela compartilhou conosco os desafios e avanços do futebol feminino na região Norte e destacou as ações que estão sendo implementadas para fortalecer o esporte no clube. Confira a entrevista:

1. Donas FC – Quais foram os principais desafios que você encontrou ao assumir a direção do futebol do clube?

Pamela Massoudi: “O principal desafio é a falta de apoio. Hoje, o futebol feminino está passando por uma reformulação. A nossa Federação Paraense tem incentivado bastante a modalidade, aumentando o número de campeonatos e competições para as meninas. Contudo, resgatar a equipe feminina da Tuna foi desafiador, pois fazia muito tempo que o clube não participava de competições femininas. Além disso, precisamos de apoio financeiro para colocar essas meninas em campo e garantir uma estrutura adequada.”

2. Donas FC – Como você avalia o cenário atual do futebol na região Norte? Quais aspectos acredita que precisam ser melhorados?

Pamela Massoudi: “O futebol na região Norte tem crescido muito, especialmente aqui no Pará. Observamos um aumento significativo das competições de base, e a Federação assumiu um compromisso com os clubes locais. Além disso, a CBF exige que os clubes que disputam o campeonato nacional contem com um time feminino. O crescimento das competições de base permitiu um aumento de jogos, mas ainda precisamos de apoio maior, não só da Federação e da CBF, mas também do nosso governo local.”

3. Donas FC – Quais são as principais propostas que você pretende implementar para fortalecer o futebol feminino no clube?

Pamela Massoudi: “Nossa primeira proposta foi trazer o técnico Mercy, que possui vasta experiência e foi muito campeão no futebol feminino. Trabalhamos juntos há anos, e o Mercy, inclusive, foi meu treinador de futsal. Ele veio para formar uma equipe competitiva, com o objetivo de conquistar o Campeonato Paraense Adulto e garantir uma vaga na Série A3. Além disso, estamos buscando engajar mais mulheres no clube, para que conheçam o trabalho que estamos realizando. Queremos também estimular o programa de sócios, nomeando madrinhas que apoiem o esporte no nosso estado. Estamos com propostas ousadas para levar a Tuna Luso a alcançar voos mais altos.”

4. Donas FC – Como você planeja estruturar a base do futebol no clube para garantir um desenvolvimento sustentável a longo prazo?

Pamela Massoudi: “Já temos uma grande parceria com a Federação Paraense de Futebol, que promove o campeonato sub-19 feminino, além da categoria adulta. Isso aumenta as competições e fortalece a modalidade. O futebol de base masculino do clube também é referência e atua como principal financiador, já tendo conquistado títulos importantes. Nossa meta é replicar esse modelo no feminino, criando uma escolinha para meninas que queiram jogar futebol e construir uma carreira na Tuna. Vamos investir na base e no treinamento com o professor Messias, que traz uma experiência multicampeã para liderar o nosso futebol adulto.”

5. Donas FC – Em relação ao apoio financeiro, patrocínios e investimentos, quais estratégias você pretende adotar para captar recursos e fortalecer o clube?

Pamela Massoudi: “Criamos um planejamento ambicioso e, mesmo com pouco tempo à frente da direção, já conseguimos captar metade do valor necessário para custear o campeonato feminino. Estamos buscando parceiros que realmente amam o futebol e que tenham um carinho especial pela Tuna Luso, que por muitos anos foi uma das grandes forças do futebol masculino no estado. Nosso objetivo é erguer o nome do clube não só no futebol feminino, mas também em outras modalidades, como vôlei, basquete e futsal. Queremos atrair mais sócios e empresas que desejam investir na Tuna e ajudar nossas meninas a buscar o título e uma vaga no cenário nacional no próximo ano.”

6. Donas FC – Como você enxerga o papel das mulheres no futebol e de que forma pretende incentivar a participação feminina em todas as áreas do clube, inclusive nas lideranças?

Pamela Massoudi: “Fui atleta a vida toda, então entendo a importância do papel da mulher no esporte, não só como atleta, mas também como dirigente. Hoje, como mulher, luto para garantir apoio para nossas atletas e profissionais em todas as áreas, seja pública ou privada. Considero fundamental contar com o apoio de mulheres em posições de liderança. Por isso, buscamos madrinhas, empresárias e figuras públicas que apoiem o esporte no estado. Nós, mulheres, temos conquistado grandes feitos, como vimos nas Olimpíadas, onde as mulheres trouxeram o maior número de medalhas. Precisamos ocupar cada vez mais espaços, tanto no esporte quanto em outros setores.”

7. Donas FC – Quais são suas metas a curto, médio e longo prazo no comando da diretoria de futebol?

Pamela Massoudi: “A curto prazo, o desafio foi montar a equipe, já que assumi há apenas duas semanas. Aceitei o convite da Tuna de imediato e trouxe o professor Mercílio e o professor Nicolau Barros, que são nomes respeitados na região, além de atletas que já atuam no cenário local e outras que vieram de estados vizinhos, como Macapá e Tocantins. No médio e longo prazo, queremos investir na base e trabalhar com planejamento de custo, treinamento físico e recuperação das atletas para construir uma estrutura sólida para o futebol feminino da Tuna.”

8. Donas FC – O Brasil vai sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027. Qual a sua expectativa para o evento e qual legado a Copa deve deixar para a modalidade?

Pamela Massoudi: “Estou muito animada! Como boa paraense, estamos nos preparando para receber grandes eventos, e torcendo para que o Pará seja uma das sedes. O clube, inclusive, está concorrendo para ser um dos centros de treinamento para a seleção brasileira e outras seleções. Isso é extremamente animador para os nossos atletas e meninas que amam futebol. Esperamos que a Copa deixe um legado de mais visibilidade e apoio à modalidade e que inspire ainda mais meninas a praticar futebol.”

Mensagem Final:

Pamela Massoudi: “Meninas do Donas FC, quero deixar um beijão e dizer que o trabalho de vocês, de divulgar o futebol feminino e mostrar o dia a dia e os bastidores do esporte, é fundamental. Aqui na região Norte, lutamos muito por reconhecimento e valorização no esporte. Parabenizo vocês pela dedicação e incentivo. E o que precisarem, estamos à disposição aqui. Avante Tuna, vamos em busca do título!”