
A grande final da Taça das Favelas Brasil promete um espetáculo de futebol no dia 21 de dezembro, sábado, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. Os portões abrem às 13h para receber torcedores de todas as regiões do Brasil, e as partidas serão transmitidas ao vivo na TV Globo.
A decisão reúne os melhores do torneio, com o Rio de Janeiro e Minas Gerais no feminino e São Paulo e Espírito Santo no masculino disputando os troféus Marina Athayde e Jair da Matta, respectivamente.
A disputa feminina: Minas Gerais x Rio de Janeiro (15h)
O futebol feminino será o centro das atenções na primeira partida do dia, com Minas Gerais buscando seu primeiro título contra o favorito Rio de Janeiro, que tenta consolidar o tricampeonato.
A campanha mineira impressiona: em cinco jogos, a equipe somou quatro vitórias e apenas uma derrota, marcando 10 gols. Destaque para a goleadora Nicole Rose Assis, com 3 gols, que promete ser uma peça-chave na busca pelo título inédito.
Do outro lado, a seleção carioca chega com o peso da tradição. As bicampeãs invictas jogaram cinco vezes, com quatro vitórias e um empate — este último em uma semifinal disputadíssima contra Goiás, decidida nos pênaltis. Apesar de um ataque mais modesto, com 6 gols na competição, o Rio de Janeiro aposta na experiência e no espírito vencedor para fazer história.
Se Minas vencer, será o primeiro título feminino para o estado, marcando a quebra da hegemonia carioca.
A decisão masculina: São Paulo x Espírito Santo (16h30)
Logo depois, é a vez dos homens entrarem em campo. O anfitrião São Paulo chega como favorito, com uma campanha sólida que inclui 13 gols marcados em cinco jogos. A equipe sofreu apenas uma derrota na fase de grupos justamente contra o adversário da final, o Espírito Santo, por 2×1. O destaque individual é o artilheiro do torneio, Roger Ruan Vital, com impressionantes 7 gols.
Já o Espírito Santo sonha com a redenção após o vice-campeonato em 2023. Invicta nos jogos eliminatórios, a seleção capixaba brilhou nas disputas por pênaltis nas quartas e semifinais, com atuações decisivas do goleiro Pedro Henrique. Com 5 gols marcados em cinco partidas, a equipe capixaba aposta na eficiência e na força defensiva para superar os donos da casa e conquistar seu primeiro título.
“A Taça das Favelas Brasil não é apenas um torneio, mas um símbolo de representatividade e transformação social. “Esses atletas carregam as favelas de seus estados no peito e nos emocionam com suas histórias e talentos. É uma celebração da união e da potência das favelas”, destaca Geovana Borges vice-presidente institucional da CUFA
Final Taça das Favelas Brasil 2024
Data: 21 de dezembro, sábado
Horários: Feminino às 15h | Masculino às 16h30
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu
Abertura dos portões: 13h
Fotos-IDM Produções
Credenciamento de imprensa