Conmebol define grupos da Copa América Feminina e anuncia novo formato de classificação
A Conmebol realizou o sorteio que definiu os confrontos da primeira fase da Copa América Feminina 2025. A seleção brasileira, atual campeã e maior vencedora do torneio com oito títulos, ficou no Grupo B, onde enfrentará a Colômbia e outras três seleções. A competição será disputada no Equador, marcando a décima edição do campeonato, e a equipe comandada por Arthur Elias buscará manter sua hegemonia no futebol feminino sul-americano.
Os dez países participantes foram divididos em dois grupos. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, que serão disputadas em formato de mata-mata. As seleções que terminarem na terceira posição disputarão o quinto lugar.
Além do sorteio, a Conmebol anunciou mudanças importantes: a partir de 2025, a Copa América Feminina não será mais classificatória para a Copa do Mundo, uma vez que o continente terá eliminatórias próprias para o Mundial, que começarão no segundo semestre de 2025.
No entanto, a Copa América Feminina continuará sendo decisiva para outras competições internacionais. Os dois finalistas garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, enquanto as seleções que terminarem entre o terceiro e o quinto lugar se classificam para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2027. Como o Peru já tem vaga assegurada por ser o país-sede do Pan, uma nova vaga será aberta caso a seleção peruana termine entre os cinco primeiros colocados.
O torneio promete ser um marco na evolução do futebol feminino sul-americano, trazendo maior visibilidade e competitividade para a modalidade no continente.