DonasFC

Yane Marques será a primeira mulher a chefiar a missão do Brasil nos Jogos Olímpicos

  • By donasfc
  • 31/01/2025
  • 0
  • 25 Visualização

A ex-atleta olímpica Yane Marques foi oficialmente nomeada chefe de missão do Brasil para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro. Além da Olimpíada, Yane também comandará a delegação brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Santa Fé 2026 e nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2027.

Primeira mulher a ocupar a vice-presidência do COB, Yane Marques já marcou seu nome na história do esporte brasileiro. Natural de Pernambuco, ela é a única atleta latino-americana a conquistar uma medalha olímpica no pentatlo moderno, feito alcançado nos Jogos de Londres 2012, quando levou o bronze. Agora, ela quebra mais uma barreira ao se tornar a primeira mulher a liderar a missão brasileira em uma edição dos Jogos Olímpicos.

“Sempre tive muito orgulho de representar meu país. Passa um filme na cabeça, tantas missões, tantas competições, tanto esforço, tanto suor e tanto orgulho de carregar a bandeira do Brasil. Não será diferente agora. O desafio é grande, a responsabilidade também, mas a gente lutou tanto pra isso, né? Tenho que agradecer ao presidente Marco La Porta, que já esteve nesse papel e sabe da sua relevância, por confiar em mim. Estou pronta e sempre à disposição para ajudar o movimento olímpico brasileiro”  declarou Yane.

Para o presidente do COB, Marco La Porta, a escolha de Yane foi natural, considerando sua trajetória no esporte e sua experiência como atleta olímpica.

 

“Não existe melhor pessoa para exercer essa função nas nossas principais missões do ciclo. Foi uma escolha natural, por toda a capacidade e experiência que a Yane carrega, e que certamente será colocada em favor dos atletas brasileiros. Eu sei muito bem o quão importante é estar na chefia de uma missão. Vivenciei essa experiência e posso afirmar que é transformadora. Sendo a Yane um símbolo do nosso esporte e a primeira mulher a ser vice-presidente do COB, será incrível e inspirador vê-la comandando uma missão numa edição de Jogos Olímpicos”, afirmou La Porta, que chefiou o Brasil em Tóquio 2020, Lima 2019 e Cochabamba 2018.

Yane Marques disputou três edições dos Jogos Olímpicos como atleta e acumula um currículo vitorioso no esporte, com duas medalhas em Campeonatos Mundiais e três em Jogos Pan-Americanos. Agora, ela se prepara para um novo desafio, desta vez fora das competições, mas com o mesmo compromisso de representar e apoiar os atletas brasileiros no maior evento esportivo do mundo.

Foto COB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *