
A lateral Bruninha, de 21 anos, trilha uma carreira marcada por crescimento e ambição. Revelada pela Chapecoense, passou pelo Internacional e se destacou no Santos, onde chamou a atenção do Gotham FC, dos Estados Unidos, em 2022. Em constante evolução, a atleta credita seu sucesso à busca incessante pela excelência.
“Meu maior aprendizado foi nunca me acomodar. Evoluir, corrigir detalhes e buscar a minha melhor versão a cada dia são desafios constantes. Para estar na Seleção, é preciso sempre fazer o extra, trabalhar duro e deixar um legado”, afirma.
Formada na base da Seleção Brasileira, Bruninha coleciona títulos: Sul-Americano Sub-17 (2018) e Sub-20 (2022), além de ter disputado as Copas do Mundo Sub-17 e Sub-20. Em 2023, na Austrália, foi a segunda jogadora mais jovem do elenco principal.
“Sempre fui uma das mais jovens nos times, o que me permitiu aprender com atletas experientes. Essa vivência me preparou melhor para chegar até aqui”, reflete.
Adaptação e Evolução na Seleção
Atualmente, Bruninha treina com a Seleção na Granja Comary durante a Data FIFA. Sob o comando de Arthur Elias, o elenco de 30 jogadoras, com diversas experiências internacionais, ganha repertório tático.
“Nosso grupo é uma mistura de culturas e estilos de jogo. Isso fortalece a equipe. Nos adaptamos bem e, nesse período, buscamos conexão e entendimento rápido”, avalia.
Bruninha destaca a importância de absorver as diretrizes do treinador de forma eficiente. “O mais importante é assimilar rapidamente as ideias do Arthur e implementá-las da melhor forma”, pontua.
Rotina Intensa Entre Clubes e Seleção
Antes de se apresentar à Seleção, Bruninha integrou a pré-temporada do Gotham FC em Marbella, Espanha. Agora, permanece no Brasil até 25 de fevereiro, retornando em seguida aos Estados Unidos para a temporada da NWSL, que ocorre de março a novembro.
“Adaptação é essencial. Absorver rápido as informações e colocá-las em prática é fundamental, pois o tempo de treinos é curto. Depois do Brasil, treino em Nova York e sigo para a Flórida”, diz.
Próximos desafios
Com a temporada da NWSL se aproximando, Bruninha se prepara para os próximos desafios. A atleta também sonha em defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Brasil.
“Meu objetivo é continuar evoluindo e aprendendo. Quero estar sempre preparada para defender a Seleção e representar o meu país da melhor forma possível”, finaliza.
Foto Rafael Ribeiro-CBF