DonasFC

Mak Whitham faz história como a jogadora mais jovem a atuar na NWSL

  • By donasfc
  • 17/03/2025
  • 0
  • 22 Visualização

Aos 14 anos, Mak Whitham entrou para a história ao se tornar a atleta mais jovem a disputar uma partida da temporada regular da NWSL. O feito ocorreu no último sábado, na abertura da temporada, quando o NJ/NY Gotham FC enfrentou o Seattle Reign no Lumen Field. O atacante entrou em campo nos acréscimos do segundo tempo, reforçando sua rápida ascensão no futebol profissional.

 

“Ficar na lateral esperando para entrar foi emocionante. Eu queria estar lá e estava pronta”, disse Whitham à ESPN. “Mas o melhor momento foi quando o técnico Juan [Carlos Amorós] veio até mim e disse: ‘Aproveite o jogo e seja você mesma’. E foi exatamente isso que eu fiz.”

 

Uma carreira repleta de recordes

A estreia na liga não é o primeiro marco na trajetória da jovem promessa. Em 2023, Whitham assinou contrato com o Gotham FC até 2028, tornando-se a jogadora mais jovem da história da NWSL a ser contratada por um clube. Além disso, aos 13 anos, foi a atleta mais jovem do futebol feminino – e de qualquer modalidade esportiva – a fechar um acordo de nome, imagem e semelhança (NIL) com a Nike.

Seu contrato só entrou em vigor em 1º de janeiro de 2025, através do mecanismo de entrada Sub-18 da NWSL, que permite a contratação de jogadoras menores de idade sem a necessidade do draft. Criado em 2023, o mecanismo estabelece critérios rigorosos, incluindo avaliações médicas específicas, requisitos de segurança e planos de desenvolvimento de longo prazo. Além disso, determina que todas as atletas Sub-18 morem com um dos pais ou responsáveis no mercado da equipe. Atualmente, mais de uma dúzia de jogadoras integram essa categoria na NWSL.

Destaque desde a pré-temporada

Antes de sua estreia oficial, Whitham já demonstrava seu talento. Em 2024, treinou com o Gotham como convidada e, na pré-temporada, garantiu vaga na delegação que viajou à Colômbia para um torneio preparatório. Foi dela o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Cali, resultado que ajudou a equipe a conquistar o título.

A partida contra o Seattle Reign foi sua quarta aparição pelo clube, incluindo amistosos e torneios especiais. Sua estreia profissional aconteceu na NWSL x Liga MX Femenil Summer Cup de 2024, contra o Washington Spirit. Com apenas 13 anos, tornou-se a jogadora mais jovem a atuar por um time de primeira divisão nos Estados Unidos, tanto no futebol masculino quanto no feminino.

“É um sonho realizado. Estou muito orgulhosa do que conquistei até agora”, afirmou Whitham. “Mas sei que ainda há muito por vir, e estou pronta para os próximos desafios.”

Na próxima semana, o Gotham FC faz sua estreia em casa no Sports Illustrated Stadium contra o atual campeão da NWSL, Orlando Pride. Whitham, entusiasmada, espera ter a chance de atuar diante da torcida.

“Se meu número for chamado, farei de tudo para causar impacto e ajudar minha equipe”, disse.

A promessa está lançada – e o futebol feminino tem mais uma estrela em ascensão.

Foto Getty image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *