
A Seleção Brasileira Feminina encerrou com vitória a série de amistosos contra os Estados Unidos. Na madrugada desta quarta-feira (9), o Brasil superou as norte-americanas por 2 a 1 no PayPal Park, em San José. Os gols da Canarinho foram marcados pelas atacantes Kerolin e Amanda Gutierrez, enquanto a centroavante Catarina Macario descontou para as anfitriãs.
O resultado é emblemático: trata-se do primeiro triunfo brasileiro sobre as estadunidenses desde dezembro de 2014, quebrando um longo jejum diante de uma das seleções mais vitoriosas da história do futebol feminino.
O duelo foi o segundo compromisso entre as equipes nesta Data Fifa. No primeiro encontro, no último sábado (5), as norte-americanas levaram a melhor com vitória por 2 a 0, no SoFi Stadium, em Los Angeles.
Os amistosos fazem parte da preparação do Brasil para a Copa América Feminina, que será disputada entre os dias 12 de julho e 2 de agosto, no Equador.
Após o apito final, o técnico Arthur Elias celebrou o desempenho da equipe e destacou a consistência tática e a evolução ofensiva da Seleção:
“A gente construiu mais um dia histórico para a Seleção Brasileira, vencendo em solo americano uma equipe extremamente qualificada e mentalmente forte. Estou muito satisfeito com a consistência do time e com um resultado difícil de conquistar. Nosso trabalho é criar oportunidades. À medida que jogamos dentro das características das nossas atletas — de forma ofensiva e criativa — elas ganham maturidade e confiança para definir melhor as jogadas. Contra adversárias do nível dos Estados Unidos, isso faz toda a diferença”, afirmou.
Ao ser questionado pelo Donas FC sobre o gol sofrido logo aos 40 segundos de jogo, Arthur não demonstrou preocupação. Para ele, “são situações que fazem parte do futebol.”
“A Seleção se comportou muito bem do primeiro ao último minuto, mereceu vencer os Estados Unidos.
Fotos Rafael Ribeiro