O torneio acontecerá na Polônia em setembro do próximo ano.
Nos dias 5 a 27 de setembro de 2026, acontecerá a Copa do Mundo Feminina Sub-20 na Polônia pela primeira vez no futebol feminino. Essa será a 12ª edição do torneio, que acontece desde 2002, disputada no Canadá, o primeiro país-sede da competição. Originalmente, o Mundial de Seleções Feminino Sub-20 é realizado em formato bienal, ou seja, de dois em dois anos. A última edição foi em 2024 na Colômbia, o segundo país sul-americano a sediar a Copa do Mundo da categoria.
MAIORES CAMPEÃS DO TORNEIO
As maiores campeãs da Copa do Mundo Feminina Sub-20 são as seleções da Alemanha, Coreia do Norte e Estados Unidos, que juntas, estão dividindo o ranking com três títulos. As primeiras campeãs na edição de 2002, sediada no Canadá, foram as americanas após a final contra a anfitriã. Naquele mesmo ano, o Brasil disputou o terceiro lugar com a seleção da Alemanha, mas perdeu a medalha de bronze nas penalidades por 4 a 3.
Mais tarde, os títulos oscilaram entre as seleções da Alemanha, Coreia do Norte e Estados Unidos até 2016. Em 2018, o Japão conquistou a sua primeira taça do Mundial, depois em 2022, foi a vez da Espanha também garantir o primeiro título. Na última edição, a Coreia do Norte entrou na lista de maiores campeãs da competição, ganhando seu terceiro troféu na Copa do Mundo.
EDIÇÃO DE 2026
Para a próxima temporada, 12 das 24 seleções já estão classificadas para a nova edição da Copa do Mundo Feminina Sub-20. São elas: Canadá, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, México, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Polônia (anfitriã) e Portugal.
Além da Polônia, Portugal e Nova Caledônia (da Oceania) participarão pela primeira vez no Mundial. Ainda sobre a Nova Caledônia, é também a primeira vez que a seleção jogará em uma competição feminina organizada pela FIFA em qualquer categoria.

Na Europa, Inglaterra e Itália garantiram a vaga pela primeira vez desde a edição de 2012, no Japão, e 2018, na França. Já a maior campeã, a Alemanha não garantiu a classificação pela primeira vez na história, tendo participado em todas as edições (2002-2024). A seleção holandesa sub-20 também não irá para a Copa do Mundo depois de ter jogado três edições anteriores.
Áustria e Fiji não participarão depois da estreia em 2024.
Para conquistar a vaga, cada seleção precisa participar das competições de qualificação. As únicas não encerradas ou que não começaram a ser disputadas são o Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-20 de 2026, a Qualificação Africana para a Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2026 e a Copa Asiática Feminina Sub-20 da AFC de 2026.
Na distribuição de vagas, na América e na África, a AFC, CAF, Concacaf e CONMEBOL recebem 4 vagas. Na Europa, a UEFA, que inclui a Polônia (anfitriã), recebe 6 vagas. Na Oceania, a OFC recebe apenas 2 vagas.
CONHEÇA O PAÍS-SEDE
A Polônia foi anunciada como país-sede da Copa do Mundo Feminina Sub-20 na reunião do conselho da FIFA em dezembro de 2023, em Jeddah, na Arábia Saudita. Desde então, a anfitriã vem se organizando para receber a competição.
Os jogos acontecerão em 4 estádios, sendo eles: Estádio ŁKS, na cidade de Łódź, com capacidade para 18.029 pessoas; Arena Katowice, em Katowice, com capacidade para receber até 15.048 de público; Parque Desportivo de Zagłębie, localizado em Sosnowiec, que recebe 11.600 pessoas; Estádio Municipal de Bielsku-Białej, na cidade Bielsko-Biała, com capacidade máxima de 15.316 pessoas. Todas elas foram indicadas em maio deste ano, anunciadas oficialmente pela FIFA em setembro.

Esta será a primeira vez que a seleção polonesa joga na Copa do Mundo Feminina Sub-20, celebrando o fator casa e tentando conquistar um título inédito. A Alemanha já foi campeã jogando como país-sede na edição de 2014 e, até hoje, foi a única equipe que conseguiu esse feito.
BRASIL NA COPA DO MUNDO FEMININA SUB-20
Em 2002, ainda considerada sub-19, o Brasil esteve presente na estreia do torneio. Participou do grupo B com Alemanha, França e México e passou em segundo colocado com 6 pontos.
Nas quartas de final, venceu a seleção da Austrália por 4 a 3, com gols de Marta, Kelly Cristina e Daniela Alves. Na semifinal, perdeu do Canadá nas penalidades após o empate por 1 a 1 no tempo normal e disputou o terceiro lugar com a Alemanha.
Na disputa pela medalha de bronze, a seleção alemã garantiu a vitória nos pênaltis por 4 a 3 e o Brasil apareceu no ranking em quarto lugar.

Depois da primeira Copa do Mundo em 2002, o Brasil participou de todas as edições e já garantiu duas medalhas de bronze no Mundial de Seleções Feminina Sub-20. Em 2006, ficou no grupo A com as seleções da Rússia, Austrália e Nova Zelândia e se classificou em primeiro lugar. Foi às quartas de final contra a Nigéria e venceu por 2 a 1, com gols de Fabi Simões e Adriane Nenê.
Na semifinal, foi superado pela Coreia do Norte, campeã daquele ano, e disputou o terceiro lugar contra os Estados Unidos. Contra as americanas, o jogo ficou no empate no tempo normal e o Brasil venceu nas penalidades por 6 a 5, garantindo a medalha de bronze pela primeira vez.
Depois de 7 anos da primeira medalha de bronze, a seleção conquistou o terceiro lugar novamente em 2022, na Costa Rica. O Brasil avançou para o mata-mata em segundo lugar do grupo A que era composto pelas seleções da Espanha, campeã pela primeira vez daquela edição, Austrália e Costa Rica (anfitriã).

Nas quartas de final, a Seleção Brasileira encarou a Colômbia e venceu por 1 a 0 com um gol de pênalti da zagueira Tarciane, atualmente jogadora do Lyon e titular da seleção principal. Na semifinal, perdeu de 2 a 1 para o Japão, com o único gol marcado pela volante Cris, atualmente na Ferroviária.
Na disputa do terceiro lugar, goleou a Holanda por 4 a 1, com gols de Ana Clara, atual Cruzeiro, dois de Tarciane e Gi Fernandes, jogadora do Corinthians.
Agora, em 2025, com a nova comandante Camilla Orlando, a equipe amarelinha se prepara para o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-20 de 2026, que acontecerá nos dias 4 a 28 de fevereiro do próximo ano, com sede a ser divulgada pela CONMEBOL.
Por enquanto, a Seleção já tem um encontro marcado em amistosos com as equipes da Argentina e do Paraguai, visando jogos contra seleções sul-americanas para as qualificatórias para a Copa do Mundo Feminina Sub-20. Os jogos acontecerão nos dias 26 e 29 de novembro, em Ezeiza, no Centro de Treinamento da Federação Argentina.
Foto: Divulgação / FIFA




