
Após quase uma década de hiato, a Copa do Brasil Feminina retorna em 2025 com o status de competição mais democrática do calendário nacional. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, nesta sexta-feira (10), o sorteio dos confrontos da primeira fase do torneio, que começa no dia 21 de maio e terá sua grande final disputada em 19 de novembro.
Ao todo, 65 equipes de todas as regiões do país participarão da competição, que será disputada em sete fases eliminatórias, com jogos únicos e definição por disputa de pênaltis em caso de empate no tempo regulamentar.
A primeira fase reúne os clubes da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino. Na segunda etapa, entram as equipes da Série A2, e a partir da terceira fase, os clubes da elite do futebol nacional, como Corinthians, Cruzeiro e Flamengo, iniciam sua trajetória na competição.
A última edição da Copa do Brasil Feminina aconteceu em 2016, quando o time Corinthians/Audax conquistou o título ao vencer o São José por 3 a 1, no Estádio José Liberatti, em Osasco. O jogo de ida havia terminado empatado em 2 a 2.
A parceria entre Corinthians e Audax marcou a reentrada do clube alvinegro no futebol feminino. Pouco tempo depois, o Corinthians consolidaria seu projeto próprio e se tornaria uma potência nacional, com títulos expressivos no Campeonato Brasileiro e na Libertadores.
Confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil Feminina 2025:
Ipojuca x Atlético-BA
Toledo x Brasil de Farroupilha
Pinda x São Raimundo-RR
Realidade Jovem x Recanto
Ceará x Rolim de Moura
Tuna Luso x Cresspom
Operário-MT x Prosperidade
Mixto-PB x Operário-MS
Vila Nova x Atlético-PI
Doce Mel x IAPE
Tarumã x vencedor de Juventude-SE x Paraíso-TO
Criciúma x Pérolas Negras
Ypiranga-AP x Galvez
UDA-AL x Coritiba
Manaus x Guarani de Paripueira
Itabirito x União-RN
Foto: Rodrigo Corsi