
Corinthians, Ferroviária e São Paulo estrearam na 17ª Libertadores Feminina pontuando; os times sul-americanos também fizeram grandes jogos.
Na última quinta-feira (2), a Libertadores Feminina iniciou um novo ciclo com a 17ª edição do torneio sul-americano feminino. Representando o Brasil, Corinthians e Ferroviária estrearam no mesmo dia já pontuando, enquanto o São Paulo, que participa pela primeira vez na competição, jogou na sexta-feira (3) contra o San Lorenzo e as Soberanas saíram vitoriosas em seu primeiro jogo da Libertadores. Outras equipes também começaram suas campanhas no campeonato. Veja como foram os jogos:
CORINTHIANS X DRAGONAS DO IDV
O Corinthians e o Independiente Del Valle abriram a competição com o primeiro jogo do grupo A da competição. Logo nos primeiros minutos da primeira etapa, a camisa 10 do Timão, Gabi Zanotti, abriu o placar com um gol de pênalti após uma falta dentro da área. Após isso, o time das Dragonas do IDV não fizeram grandes lances, diferente da equipe das Brabas, que buscaram um segundo gol por muito tempo. Mesmo sem grandes jogadas, o Independiente conseguiu empatar com um gol nos acréscimos da partida, marcado pela jogadora Valencia.
Com o empate, no grupo A, Independiente e Corinthians garantiram apenas um ponto na tabela. Atualmente, as Dragonas estão em 2º lugar e o Corinthians em 3º colocado, ambas com um de pontuação.

BOCA JUNIORS X ALIANZA LIMA
O confronto sul-americano abriu os jogos do grupo B da Libertadores Feminina e terminou no empate de 0 a 0. O Boca, que busca seu primeiro título na competição, foi o melhor em campo, mesmo com o placar igual e apenas um ponto conquistado, destaque para a zagueira Camila Baccaro, que, defensivamente, impediu grandes jogadas do Alianza. No ataque do clube peruano, a brasileira Silvani, ex-América Mineiro, foi titular e participou de erros que poderiam originar uma vitória do Alianza Lima.
Com tudo igual, o grupo B manteve os únicos um pontos da tabela para o clube argentino e ao time peruano, com o Boca Juniors em 2º lugar e o Alianza Lima em 3º colocado.

ALWAYS READY X INDEPENDIENTE SANTA FÉ
No segundo jogo do grupo A da Libertadores Feminina, o Santa Fé goleou a equipe do Always Ready em um placar de 7 a 0. O resultado fez jus ao desempenho da equipe colombiana e determinou que as atuais vice-campeãs da competição brigam pelo título. Logo no primeiro tempo, o Santa Fe marcou 4 gols, com autoria de Karla Vianchá, Ysaura Viso, María Carvajal e Daniela Garavito. Na segunda etapa, já com a primeira vitória concretizada, veio mais 3 gols de Mariana Muñoz, Karla Vianchá e o último originado por um pênalti cobrado por Karen Hernández.
O Santa Fé é o primeiro colocado do grupo A com os 3 pontos e um saldo de 7 gols, enquanto o Always Ready está em último lugar com nenhum ponto.
ADIFFEM X FERROVIÁRIA
De um lado, uma equipe que participa da sua segunda Libertadores, do outro, uma bicampeã da competição que busca o terceiro título. A ADIFFEM (Academia Integral de Fútbol Femenino) surgiu com o intuito de incluir mais garotas no futebol feminino e hoje, com a equipe principal, disputa a sua segunda Libertadores. A Ferroviária tem seu histórico na competição. Campeã em 2015 e 2020, com a técnica Lindsay Camila, a primeira mulher a conquistar uma Libertadores Feminina, procura mais um título no torneio após mais uma grande campanha no futebol brasileiro.
No jogo das duas equipes, a Ferroviária conquistou os 3 pontos de forma árdua, com dois gols anulados e o gol da vitória sendo contra, marcado pela jogadora Emperatriz García, do ADIFFEM. As Grenás lutaram intensamente para essa vitória no primeiro jogo, superando a equipe da Venezuela.
Fechando o grupo B, a Ferroviária está em primeiro lugar com 3 pontos e a ADIFFEM em último colocado, com nenhum ponto.

COLO COLO X OLIMPIA
A brasileira Tatiele Silveira, segunda treinadora mulher da competição ao lado de Florencia Quiñones, do Boca Juniors, ajudou o Colo Colo a estrear muito bem na primeira rodada da Libertadores contra a equipe do Olímpia. Tatiele, que faz boas campanhas com a equipe chilena, busca o segundo título na Libertadores após 13 anos e três vices em toda a competição. Do lado do Olimpia, que vai atrás do seu primeiro título, abriu sua participação com derrota e preocupa no desempenho durante a fase de grupos.
No jogo, o Colo Colo foi superior e os dois gols de Mary Valencia determinaram o placar final, se tornando, possivelmente, um dos favoritos ao título.
No grupo C, o Colo Colo fica em primeiro lugar com 3 pontos e o Olimpia em último colocado ainda sem pontuar e um saldo de gols negativo de -2.

DEPORTIVO CALI X LIBERTAD LIMPEÑO
Em um empate do primeiro jogo do grupo D da Libertadores, Deportivo Cali e Libertad/Limpeño enfrentaram-se em um jogo bem disputado, com maior intensidade da equipe do Paraguai, o Libertad. Mesmo que no primeiro tempo o primeiro gol tenha sido do time do Cali, assinado por Salazar, o Libertad Limpeño conseguiu empatar logo na volta do segundo tempo, com gol de Tamay.
Na tabela do grupo D, o Libertad é primeiro colocado com um ponto e o Deportivo Cali em segundo, também com apenas um ponto pelo empate da primeira rodada.
SÃO PAULO X SAN LORENZO
As Soberanas estrearam na primeira Libertadores do Tricolor com uma vitória esperançosa para uma campanha muito coerente às temporadas que apresentaram nos últimos anos. O São Paulo dominou o San Lorenzo o jogo inteiro e apresentou dois grandes gols, o primeiro deles sendo finalizado por Millene, que recentemente foi contratada pelo Tricolor, fazendo história e sendo a primeira jogadora que fez o primeiro gol do São Paulo na competição. Mais tarde, veio o gol de fora da área que sobrevoou todo o campo até as redes, feito pela camisa 10, Camilinha.
A grande vitória garantiu 3 pontos às Soberanas, colocando o São Paulo em segundo colocado na tabela do grupo C e o San Lorenzo em terceiro lugar sem pontos.

NACIONAL X UNIVERSIDAD DE CHILE
Em uma disputa truncada, com a equipe do Uruguai carregando apenas uma semifinal na competição e o time das chilenas na mesma situação, o Universidad criou boas chances de garantir a primeira vitória do grupo D, porém, o jogo acabou no 0 a 0 sendo bem disputado para ambos os lados.
As duas equipes buscam sair do bloqueio de apenas uma semifinal disputada em todo o torneio, mas precisam vencer os próximos jogos e garantir pontos na tabela do grupo D. O Nacional é o terceiro colocado com apenas 1 ponto e o Universidad de Chile é o último colocado com também um ponto.
Neste domingo (5) as equipes voltam a disputar a Libertadores para a segunda rodada de jogos. Corinthians e Always Ready buscam a primeira vitória às 16 horas, Boca Juniors e ADIFFEM no mesmo horário, Independiente Del Valle e Santa Fé enfrentam-se às 20 horas e Alianza Lima e Ferroviária no mesmo horário.
Na segunda-feira, dia 6, mais quatro jogos acontecem. San Lorenzo e Olimpia iniciam a semana jogando às 16 horas, Deportivo Cali e Nacional pelo mesmo horário, mais tarde São Paulo e Colo Colo prometem um grande jogo às 20 horas, com Libertad Limpeño e Universidad de Chile pelo mesmo horário.
Foto: Staff Images Woman / CONMEBOL