
A ação leva o futebol feminino aos povos originários e tradicionais, valorizando a representatividade no esporte. A partida acontece antes da final da competição.
Na 5ª edição, a Brasil Ladies Cup, além das tradicionais partidas eliminatórias entre equipes brasileiras e estrangeiras, palestras e oficinas sobre futebol feminino, promoverá um jogo amistoso entre seleções de mulheres indígenas e quilombolas neste domingo (19), às 11 horas, no Estádio do Canindé. A partida também contará com transmissão ao vivo na página do Facebook do evento.
A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão e a representatividade no futebol feminino entre povos tradicionais, destacando a presença de mulheres indígenas e quilombolas na modalidade. No início do jogo, campanhas com temas referentes à COP30, Amazônia Legal, combate à violência contra a mulher, combate ao racismo social e estrutural, Doença Falciforme e incentivo ao futebol feminino serão impulsionadas em campo.
O encontro reúne atletas que jogaram a Copa Quilombola, além de indígenas da aldeia Xakriabá, localizada em São João das Missões, Minas Gerais. Nas duas equipes, a convocação das jogadoras foi realizada através de uma peneira no estado mineiro e o amistoso recebe o apoio da Prefeitura de Varzelândia (MG), região com ampla ocupação de povos tradicionais.
“Essa partida é muito mais que um jogo. É uma oportunidade de mostrar a força e o talento das mulheres quilombolas e indígenas no esporte. Nosso objetivo é usar o futebol como ferramenta de visibilidade e combate a preconceitos, mostrando que espaço e talento no esporte não têm fronteiras culturais ou étnicas.” – reforça a iniciativa Fábio Wolff, membro do comitê organizador da Brasil Ladies Cup.
BRASIL LADIES CUP
A Brasil Ladies Cup é uma competição de futebol feminino a qual organiza ações em prol do desenvolvimento da modalidade. O torneio apresenta participações de equipes de bastante expressão no cenário nacional e internacional do futebol feminino, como Palmeiras, São Paulo, Atlético de Madrid, Flamengo, Internacional, Santos, Grêmio, River Plate, Seleção do Paraguai, entre outras.
Importantes casas do futebol brasileiro, como o Allianz Parque e o Canindé, já receberam partidas da competição. Além dos jogos, a Brasil Ladies Cup promove palestras, workshops e clínicas esportivas que visam potencializar o patamar da categoria.
Foto: Guilherme Veiga / Brasil Ladies Cup