DonasFC

Brasil estreia na Copa do Mundo Feminina sub-17 em busca de destaque internacional

Giovanna Waksman na Seleção Brasileira sub-17

Com seleções de todos os continentes, o Mundial sub-17 dá espaço às novas gerações do futebol feminino.

Na última sexta-feira (17), a Copa do Mundo Feminina sub-17 apresentou sua nona edição no Marrocos, expandindo para 24 seleções separadas em 6 grupos, o maior número até agora de participações de confederações internacionais. O torneio acontecerá entre 17 de outubro a 8 de novembro. 

SOBRE A COPA DO MUNDO FEMININA SUB-17

A competição ocorre desde 2008, com a Nova Zelândia como primeiro país-sede a Coreia do Norte a primeira campeã, após o sucesso da Copa do Mundo sub-19 de 2002, sediada no Canadá que, mais tarde, passou a ser da categoria sub-20. O torneio mundial era realizado a cada 2 anos e agora, em 2025, será promovido anualmente. O Marrocos, país-sede desta edição, receberá a Copa do Mundo Feminina sub-17 até 2029, sendo o primeiro país africano anfitrião do evento. 

“Acredito que sediar a Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA ao longo de cinco anos inspirará muito mais meninas a jogar futebol no país e, como é a primeira vez que o torneio acontece na África, essa inspiração se espalhará por todo o continente” , disse Gianni Infantino, presidente da FIFA, sobre a expansão da competição no Marrocos até 2029.

SELEÇÃO ANFITRIÃ

A seleção marroquina feminina faz a sua segunda participação no mundial, sendo uma delas com o privilégio do local-sede do torneio. Na sua primeira atuação em 2022, organizada na Índia, o Marrocos esteve no grupo do Brasil, Estados Unidos e Índia, contudo, ficou em terceiro colocado e não se classificou. Estados Unidos e Brasil passaram para as quartas de finais daquela edição. 

Em 2025, as marroquinas voltam à Copa do Mundo, estreiam contra o Brasil logo no primeiro jogo e são derrotadas por 3 a 0, com gols de Evelin Bonifácio, Giovanna Waksman e Allyne. Atualmente, o Marrocos é o último colocado do grupo A com nenhum ponto e o Brasil lidera com 3 pontos.

Além do Marrocos e do Brasil no grupo A, a Itália – terceira colocada da Copa do Mundo Feminina sub-17 em 2014 – e a Costa Rica também ingressam. No último sábado (18), as italianas derrotaram as costarriquenhas também por 3 a 0 no placar, com um gol de Anna Copelli e dois de Giulia Galli. É a segunda vez que a Itália participa da competição, enquanto a Costa Rica vai a sua terceira disputa.

GRUPOS DA COPA DO MUNDO FEMININA SUB-17

Nos outros grupos, há mais jovens representantes internacionais muito diversificados, como Coreia do Norte, México, Camarões e Holanda no grupo B; Estados Unidos, Equador, China e Noruega no grupo C; Nigéria, Canadá, França e Samoa no grupo D; Espanha, Colômbia, Coreia do Sul e Costa do Marfim no grupo E; finalizando com Japão, Nova Zelândia, Zâmbia e Paraguai no grupo F. 

Copa do Mundo Feminina sub-17
Chaveamento da maior Copa do Mundo Feminina sub-17, com 24 seleções / Foto: FIFA / Divulgação

DESEMPENHO BRASILEIRO E EQUIPES CAMPEÃS

Mesmo estando 8 vezes presente na Copa do Mundo Feminina sub-17, a seleção brasileira nunca conseguiu avançar além das quartas de final, sendo eliminada 3 vezes na fase de mata-mata e 4 edições ainda na fase de grupos. Em duas ocasiões, o Brasil foi eliminado pela Alemanha nas quartas de final, a qual também nunca chegou a uma final. Garantindo uma melhor campanha em 2025, o Brasil busca avançar além das quartas de final e chegar a sua primeira final de Copa do Mundo.

Entre nove edições, as asiáticas tem um bom histórico, com a Coreia do Norte campeã três vezes (2008, 2016 e 2024) e participou oito vezes da Copa do Mundo sub-17. A vizinha, Coreia do Sul, esteve em cinco edições e conquistou um título em 2010. O Japão participou de todas as edições e também venceu um título em 2014. 

A primeira europeia a vencer a Copa do Mundo Feminina sub-17 foi a Espanha, garantindo dois títulos em 2018 e 2022 e partindo 7 vezes do torneio. A Alemanha nunca chegou a uma final, porém, já fez 3 participações da disputa de terceiro lugar, ganhando o único título em 2008. 

PRIMEIRO JOGO NA EDIÇÃO 2025

O Brasil estreou na Copa do Mundo Feminina sub-17 deste ano derrotando o Marrocos em um jogo de domínio brasileiro e bom desempenho da equipe de Rilany Silva. O resultado de 3 a 0 contra as anfitriãs empolgou e mostrou uma melhor inspiração ao título inédito. Evelin Bonifácio, Giovanna Waksman e Allyne foram os grandes destaques pelos gols marcados na partida, além de Kaylane que apresentou um ótimo desempenho mais uma vez pela seleção. 

JOGO CONTRA A COSTA RICA

Nesta terça-feira (21), a Copa do Mundo Feminina sub-17 retorna para a segunda rodada e as brasileiras estreiam o grupo A na fase de grupos contra a Costa Rica, que perdeu o primeiro jogo contra a Itália por 3 a 0. O Brasil vem embalado em busca da segunda vitória consecutiva e uma eventual classificação antecipada. O jogo será às 13 horas no horário de Brasília, com transmissão no canal do Youtube da CazéTV.

Seleção Brasileira sub-17
Seleção Brasileira sub-17 em treino / Foto: Fabio Souza / CBF

Foto: Fabio Souza / CBF

Isadora Leocardio

Jornalista e repórter no DONAS FC. Acompanho e produzo conteúdos sobre futebol feminino com foco em análise, cobertura de jogos e histórias inspiradoras das atletas. Apaixonada pelo esporte, contribuo para o crescimento e a visibilidade do futebol feminino no Brasil e no mundo.

View All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *