Destaques da primeira participação do Palmeiras na Copa do Brasil Feminina
Na quinta-feira (20), às 15h30, na Arena Fonte Luminosa, Ferroviária e Palmeiras entram em campo para decidir o título da Copa do Brasil Feminina 2025. Um jogo que carrega clássico paulista, simbolismo e caminhos diferentes em busca da taça. De um lado, a Ferroviária, referência nacional na modalidade. Do outro, o Palmeiras, que vive sua primeira participação no torneio e chega à final com 100% de aproveitamento.
PALMEIRAS BUSCA COROAR ESTREIA PERFEITA NA COMPETIÇÃO
A campanha do Palmeiras até aqui impressiona. Foram quatro vitórias em quatro jogos, 16 gols marcados e nenhum sofrido. A equipe comandada por Rosana Augusto, anunciada em outubro e invicta desde que assumiu o comando, tenta fechar a temporada das Palestrinas de forma impecável.
A técnica, que já acumula títulos como Copa Rio, Brasileirão Feminino A2 e Sul-Americano Sub-20 na Seleção, reencontra em uma final a fonte da sua retomada no Verdão, clube onde encerrou a carreira como jogadora e agora escreve outra história, dessa vez, à beira do campo.
O destaque ofensivo é Amanda Gutierres, em fase artilheira e já negociada com o Boston Legacy, dos EUA. A camisa 9 segue no elenco até o fim da Copa do Brasil e do Paulistão, e vive um ano de protagonismo como artilheira da Copa América, indicada à Bola de Ouro e maior goleadora do Campeonato Brasileiro Feminino pelo terceiro ano consecutivo.
HISTÓRICO ENTRE PALMEIRAS E FERROVIÁRIA
Desde 2020, os dois clubes já se encontraram três vezes em mata-matas e em todas o Palmeiras saiu classificado.
Contudo, o retrospecto geral mostra equilíbrio. Em 26 jogos entre as equipes, são 10 vitórias alviverdes, 8 empates e 8 derrotas, com 42 gols marcados e 39 sofridos.
O último duelo aconteceu em setembro, também na Fonte Luminosa: vitória palmeirense por 3 a 1, com dois gols de Amanda Gutierres e um de Brena.

O MOMENTO DAS PALESTRINAS EM 2025
A temporada 2025 tem sido uma das mais carregadas de jogos, com Paulistão, Brasileiro, torneios internacionais e agora a Copa do Brasil, mas também é uma das mais vitoriosas. Além do estadual em 2024 em cima do Corinthians, o Palmeiras venceu também a Brasil Ladies Cup.
No elenco, equilíbrio entre juventude e experiência. A média é de 26 anos, com destaque para veteranas como Diany Martins e Bianca Gomes, e para o grupo de estrangeiras reforçado por Tapia, Rincón, Ana Guzmán e Greicy Landazury.
A base, por sua vez, ganha cada vez mais espaço, com Fabi, Vitorinha, Morgado e Giselly integrando o profissional após a Copinha de 2024, onde as Crias do Palestra permaneceram até a fase de grupos.
CAMINHOS CRUZADOS NO PAULISTÃO 2025
A decisão da Copa do Brasil é apenas o primeiro capítulo de uma sequência intensa entre os dois clubes. No domingo, dia 23, Ferroviária e Palmeiras voltam a se enfrentar na semifinal do Paulistão Feminino, novamente em Araraquara. Mais tarde, o Verdão recebe a equipe grená no dia 4 de dezembro, quinta-feira.
Foto: Mauro Horita / Staff Images / CBF




