DonasFC

Brasil Ladies Cup 2025 começa nesta quinta com novo formato. Grêmio, Palmeiras, Peñarol e Gimnasia disputam o título

Nessa quinta-feira (16) se inicia a quinta edição da Brasil Ladies Cup, competição de futebol feminino independente, já conhecida no cenário paulistano e que apresenta mudanças em seu formato neste ano, contando apenas com quatro times na disputa. Os jogos acontecem entre os dias 16 e 19 de outubro, no estádio do Canindé, em São Paulo, com entrada gratuita.

A competição é organizada pela FIFOS (Federação Internacional de Football Soccer Society), em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF). O torneio tem como objetivo, além de promover reconhecimento ao futebol feminino, ampliar a visibilidade e criar oportunidades para clubes e atletas. O evento também é acompanhado por palestras, workshops, debates, ações de capacitação e trocas de experiências.

Até o ano passado, o campeonato era realizado tradicionalmente em dezembro e contava com oito clubes, divididos em grupos na disputa pelo título. No entanto, por ocorrer no final do ano, as agendas das equipes não batiam, e o período ficava apertado para as jogadoras.

Na edição deste ano, o torneio contará com apenas quatro times, Grêmio (BRA), Palmeiras (BRA), Peñarol (URU) e Gimnasia y Esgrima (ARG) começando diretamente na fase de semifinais. O campeão receberá R$ 50 mil, enquanto o vice-campeão levará R$ 30 mil. 

Foto: Guilherme Veiga/Brasil Ladies Cup

Conheça as equipe participantes:

Grêmio (BRA)

As Gurias Gremistas, são as atuais campeãs da Brasil Ladies Cup e vem busca do seu segundo título consecutivo. A equipe também é bicampeã do Campeonato Gaúcho (2021 e 2022) e vem crescendo significativamente nos últimos anos. 

Além de conquistar o título da Brasil Ladies Cup, as Gurias Gremistas encerraram a fase de grupos do Campeonato Gaúcho na primeira colocação, com 19 pontos, mesmo número do Internacional, mas levando vantagem nos critérios de desempate por ter a melhor defesa da competição. 

Com esse desempenho, a equipe garantiu vaga nas semifinais do estadual e viveu o maior investimento da história do departamento feminino desde sua criação, na década de 1980.

Peñarol (URU)

O Peñarol, do Uruguai, fará sua estreia na Brasil Ladies Cup 2025 como um dos representantes internacionais. O clube é o maior campeão do Campeonato Uruguaio, com 51 títulos, e acumula também cinco troféus da Libertadores da América e três da Copa Intercontinental, sendo um dos clubes mais tradicionais da América do Sul.

Com esse histórico, o time entrará na disputa para testar um novo nível de competição e fortalecer ainda mais sua reputação como um dos clubes de destaque no futebol feminino.

Palmeiras (BRA) 

As Palestrinas retornam à competição prontas para conquistar o título inédito. A equipe feminina do Palmeiras é uma grande vitoriosa do futebol brasileiro, com conquistas importantes como a Libertadores Feminina de 2022 e o Campeonato Paulista Feminino de 2024.

Recentemente, o time se classificou para a semifinal da Copa do Brasil, teve a atacante Amanda Gutierrez indicada à Bola de Ouro e ainda contou com a convocação de Tainá Maranhão para os amistosos da seleção feminina neste mês.

O elenco do clube chega como um dos favoritos na competição. Com um estilo de jogo organizado e ofensivo, a equipe vai com o objetivo de chegar à final e manter sua reputação como uma das principais potências do futebol feminino brasileiro. 

Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Gimnasia y Esgrima (ARG) 

A segunda equipe estrangeira e estreante da Brasil Ladies Cup é o Gimnasia y Esgrima La Plata, também conhecida como Las Triperas. Atualmente, a equipe se destaca na Primera División A Feminina, o principal campeonato da Argentina.

Com a profissionalização parcial da Liga Argentina em 2019, a equipe vem se consolidando desde então. Aproveitou a virada estrutural no país para investir de forma mais estável em seu elenco e em sua comissão técnica, além de estruturar categorias de base e firmar presença na Primera División. Agora, busca na Brasil Ladies Cup, uma oportunidade estratégica para medir forças com equipes mais estruturadas e de ritmo superior, para continuar fortalecendo seu projeto de crescimento no futebol feminino.

Os times chegam com tudo para a disputa, trazendo grandes nomes dispostos a lutar até o fim pelo título. Será que a Brasil Ladies Cup terá um campeão inédito nesta edição, ou o Grêmio conseguirá manter seu posto?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *