No sorteio da CBF, a Ferroviária garantiu o mando de campo e decidirá a final da Copa do Brasil Feminina contra o Palmeiras na Arena Fonte Luminosa.
No dia 20 de novembro, nova data da final da Copa do Brasil Feminina, às 15h30, Ferroviária e Palmeiras brigarão pelo título do torneio na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, interior de São Paulo. Na quinta-feira (6), a CBF determinou o mandante da grande final por sorteio.
Antes do avanço das duas equipes para a final, a Ferroviária enfrentou o Bahia em casa e venceu por 2 a 0, com gols de Rafa Soares e Júlia Beatriz. Já o Palmeiras goleou o São Paulo no clássico Choque-Rainha por 4 a 0, com gols de Ingryd Lima, Brena, Andressinha e Pati Maldaner. Duas vitórias consistentes que garantiram as vagas para uma final inédita na competição.
FERROVIÁRIA
A Ferroviária, mandante da final, já tem um histórico na Copa do Brasil com duas participações, sendo elas em 2014, onde a equipe grená foi campeã, e em 2015, quando conquistou o vice-campeonato na final contra o Kindermann. Após isso, não participou da última edição em 2016 antes do hiato. Agora, com o retorno da competição, a Ferroviária retornou a jogar quando entrou na terceira fase.

Em formato de jogos únicos, as Guerreiras Grenás, consequentemente, venceram todas as partidas desde a fase 3.
O primeiro jogo foi uma goleada de 5 a 1 contra o Coritiba. Mais tarde nas oitavas, a Ferroviária jogou contra o Vitória com 3 a 0 no placar, com gols de Sissi, Mylena Carioca e Micaelly. Nas quartas de final, a Ferroviária eliminou o Internacional com gols de Sissi e Vendito. Na semifinal encontrou o Bahia e ganhou por 2 a 0.
PALMEIRAS
O Palmeiras participa pela primeira vez da Copa do Brasil Feminina e já garantiu a vaga para a final com chance de mais um título nesta temporada. Vale ressaltar que o alviverde foi fundado em 1997 e ficou ativo até 2012, quando o torneio já acontecia, mas nunca chegou a integrar na competição. Em 2019, o time restabeleceu a categoria após a determinação da CONMEBOL que exige que os clubes tenham uma equipe de futebol feminina participando de competições nacionais para a participação de clubes na Copa Libertadores da América masculina.
Depois disso, as Palestrinas cresceram ainda mais no cenário feminino e finalmente entraram nas competidoras da Copa do Brasil.
O Palmeiras entrou diretamente na terceira fase e jogou contra o Avaí/Kindermann. Avançou para as oitavas no placar de 4 a 0 com gols de Isadora Amaral, Raíssa Bahia, Tainá Maranhão e Anny Marabá. Nas oitavas de final, enfrentou o América-MG e também fez um placar favorável de 3 a 0 em cima da equipe mineira. Nas quartas, encontrou o Sport e fez mais uma goleada com gols de Brena, Greicy Landázury, Isadora Amaral, Laís Melo e Anny Marabá. Na semifinal, venceu o São Paulo por 4 a 0.
Agora, o encontro das equipes paulistas acontece na grande final da Copa do Brasil Feminina e pode gerar um bicampeonato para as Guerreiras Grenás ou um título inédito para as Palestrinas.
Foto: Celio Messias / Ag.Paulistão




