Equipe nova-iorquina representa os EUA na competição internacional da FIFA
O jogo que abre a fase decisiva da Copa dos Campeões coloca frente a frente o duelo entre EUA e Brasil. Gotham e Corinthians se enfrentam no dia 28 de janeiro no Brentford Stadium. Em 2025, a equipe nova-iorquina foi campeã da National Women’s Soccer League (NWSL) e da Concacaf Champions, competição que garantiu a vaga direta para a semifinal do novo torneio da FIFA.
SOBRE O GOTHAM FC

A equipe do Gotham é comandada pelo treinador espanhol Juan Carlos Amorós, o que dá características marcantes ao futebol da equipe. O clube adota um estilo de jogo intenso e muito vertical, muito comum da liga norte-americana, ou seja, um jogo onde as laterais do campo são sempre acionadas e as jogadoras de ponta são destaques na velocidade e nos cruzamentos na área. Porém, o Gotham também é uma equipe que gosta de manter a posse de bola, algo específico do trabalho de Amorós.
O time de Nova Iorque tem uma defesa sólida, sendo a segunda menos vazada na NWSL em 2025, com 26 gols sofridos. Costuma jogar com uma linha de quatro jogadoras, com as zagueiras Lilly Reale e Emily Sonnett e as laterais Bruninha e Jess Carter, que também apoiam muito o jogo ofensivo. No gol está a goleira alemã Ann-Katrin Berger, goleira experiente e conhecida por suas grandes defesas e por pegar pênaltis.
Porém, a equipe dos EUA não teve o melhor ataque da NWSL no ano passado, foram 39 gols marcados em 29 jogos. Apesar de não ter os melhores números, o time tem em seu elenco uma das artilheiras da liga: Esther Gonzalez, centroavante espanhola responsável por 15 gols na temporada passada.
Na fase que antecede o mata-mata da liga norte-americana, o Gotham oscilou muito, vencendo seu primeiro jogo na quarta rodada e se classificando para as fases finais na última rodada. Por outro lado, cresceu no mmata-mata, eliminando nomes importantes como: KC Current, Orlando Pride e venceu a final em cima do Washington Spirit.
Em preparação para a Copa das Campeãs, o Gotham realizou amistosos na Espanha e permaneceu em treinamento desde o dia 2 de janeiro.
GABI PORTILHO REENCONTRA O CORINTHIANS NA SEMIFINAL

Gabi Portilho deixou a equipe corinthiana em 2024 e assinou com o Gotham FC, dos Estado Unidos, e não imaginaria que um ano depois enfrentaria a equipe brasileira em uma semifinal da Copa dos Campeões Feminina da FIFA.
A competição inédita mostrará a grandeza do futebol feminino mundial, e o encontro entre Portilho e sua ex-equipe, aquela em que foi multicampeã, mostra como o mundo pode ser pequeno.
“Quando foi definido o nosso adversário na semifinal, eu pensei: ‘Nossa, esse mundo é muito pequeno’. Tipo, precisava ser logo um Gotham FC x Corinthians! É muito louco como o futebol funciona. É uma loucura do destino”, contou Portilho em entrevista exclusiva à FIFA. “Acho que será um jogo bem jogado e digno de uma semifinal.”
Gabi carrega o sonho de conquistar um título de nível mundial desde que jogava no Brasil. No Corinthians, conquistou tudo o que podia em solo sul-americano , mas que sempre faltou disputar algo de nível global.
No fim das contas, o clube que levantar o troféu inédito será campeão intercontinental de 2026. Pela primeira vez, nós conheceremos as “campeãs das campeãs”, no feminino. O melhor time do mundo no ano.
FIFA DIVULGA TROFÉU DA COPA DOS CAMPEÕES FEMININA

A FIFA divulgou nesta segunda-feira o troféu da Copa dos Campeões Feminina. A competição acontece pela primeira vez dos dias 28 de janeiro até 1°de fevereiro, em Londres, na Inglaterra.
A competição reúne quatro equipes campeãs de diferentes continentes, consolidando um formato inédito no cenário internacional. Essa fase do campeonato inclui as semifinais, disputa pelo terceiro lugar e final.
ONDE ASSISTIR
A Copa das Campeãs de 2026 será transmitida para o Brasil de forma exclusiva pela Cazé TV.
Foto: Divulgação/Gotham FC




