DonasFC

Brasil na elite europeia: As jogadoras brasileiras na UEFA Women’s Champions League 2025/2026

Gio e Luany no treino da Seleção Brasileira

O talento brasileiro segue brilhando além deste solo. Na temporada 2025/26 da UEFA Women’s Champions League (UWCL), o Brasil volta a marcar presença com jogadoras espalhadas por alguns dos principais clubes da Europa. São nomes que carregam técnica, criatividade e intensidade, e que consolidam o país como uma das potências exportadoras de talento no futebol feminino mundial. Jogadoras que vestem camisas de gigantes como Lyon, PSG e Real Madrid evidenciam a qualidade técnica e o protagonismo das atletas do país, cuja vivência em uma competição de alto nível amplia suas habilidades, fortalece a Seleção Brasileira e inspira o desenvolvimento das categorias, ligas e clubes nacionais, visando um novo mercado.

Conheça a seguir as jogadoras que representam o Brasil na temporada 2025/26 da UWCL:

Antônia — Zagueira — Real Madrid (Espanha)

Antônia chegou ao Real Madrid em julho de 2024, e esta é sua estreia na fase de liga da UWCL pelo clube. No Brasil, jogou por clubes como Ponte Preta, São Paulo e Corinthians, tendo passagens também por Kindermann e Audax. Sua jornada europeia começou em 2020, quando se transferiu para o Madrid CFF. No Levante (2022-2024), atuou em 47 jogos, marcou um gol e foi peça-chave na equipe que alcançou o 4º lugar na Liga F, desempenho que atraiu a atenção do Real Madrid. Tornou-se peça importante na defesa da Seleção, sendo bicampeã da Copa América Feminina (2022, 2025) e medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris 2024.

Yasmim — Lateral Esquerda — Real Madrid (Espanha)

Yasmim se juntou ao Real Madrid em janeiro de 2025, marcando sua estreia na fase de liga da UWCL pelo clube. Ela teve uma longa e vitoriosa passagem pelo Corinthians (2017-2018 e 2020-2024), sendo multicampeã e considerada uma das melhores laterais do futebol brasileiro. Seu currículo impressiona, com 4 Copas Libertadores (2017, 2021, 2023, 2024), 6 Campeonatos Brasileiros e 5 Campeonatos Paulistas pelo Corinthians, além de três Supercopas do Brasil. Sua experiência europeia inclui passagem pelo Benfica (POR) entre 2019 e 2020, quando retornou ao Corinthians.

Yasmin no Real Madrid
Foto: Reprodução / Real Madrid

Ana Vitória — Meio-campista — Atlético de Madrid (Espanha)

Atleta com experiência internacional, Ana Vitória destacou-se por sua versatilidade no meio-campo. Jogadora da Seleção Brasileira conquistou a prata olímpica em 2024 e, em sua carreira, tem passagens por clubes brasileiros como o Corinthians (onde venceu a Libertadores 2017 e o Brasileiro 2018), mas se consolidou na Europa no Benfica (POR), onde foi tricampeã da Liga BPI/Campeonato Português e conquistou a Taça de Portugal, além de já ter disputado a Champions League em diversas temporadas, entre 2019 e 2023. Após uma breve passagem pelo PSG (no 2º semestre de 2023), chegou ao Atlético de Madrid em janeiro de 2024.

Gio Garbelini — Atacante — Atlético de Madrid 

Gio retornou ao Atlético de Madrid em agosto de 2024. Apesar de ter nascido no Brasil, cresceu nos Estados Unidos e na Espanha. Sua formação começou em categorias de base europeias por volta de 2016. Escolheu defender a Seleção Brasileira, onde é bicampeã da Copa América Feminina (2022, 2025), e foi eleita a melhor jogadora da Liga F na temporada anterior ao seu retorno ao clube atual. Em sua trajetória, passou por gigantes europeus, como o próprio Atlético de Madrid e o Barcelona, onde fez parte do elenco campeão da UWCL 2020/2021 e do Campeonato Espanhol (Liga F).

Lauren — Zagueira — Atlético de Madrid (Espanha)

Lauren chegou ao Atlético de Madrid em agosto de 2024, estreando na fase de liga da UWCL pelo clube. Revelada nas categorias de base do São Paulo e com passagem pelo Centro Olímpico, mudou-se jovem para o futebol europeu em 2021, onde defendeu o Madrid CFF por três temporadas. Jogou também no Kansas City Current (EUA). A zagueira rapidamente se firmou na Seleção Brasileira principal, sendo mais uma das medalhistas de prata nas Olimpíadas de Paris 2024.

Luany — Atacante — Atlético de Madrid (Espanha)

Luany se juntou ao Atlético de Madrid em agosto de 2024, e esta é sua estreia na fase de liga da UWCL pelo clube. Revelada no Fluminense e com destaque no Grêmio, sua carreira internacional ganhou impulso após ser contratada pelo Seattle Reign (EUA) em fevereiro de 2023 e, posteriormente, emprestada ao Madrid CFF. No Atlético de Madrid, vive grande fase, impulsionada pelo seu desempenho no empréstimo ao Madrid CFF (na temporada 2023/24), onde foi um dos destaques do time, com 6 gols e 5 assistências. Além disso, pela Seleção Brasileira, foi campeã do Sul-Americano Sub-20 (2022), e pela principal, conquistou a Copa América Feminina (2025).

Luany no Atletico de Madrid
Foto: Reprodução / Atlético de Madrid

Yaya — Meio-campista — PSG (França)

Yaya chegou ao PSG em setembro de 2025. Sendo esta, sua estreia na competição europeia. Criada nas categorias de base do Centro Olímpico, teve passagens de destaque por grandes clubes paulistas como São Paulo e, principalmente, Corinthians, onde foi multicampeã, incluindo a Copa Libertadores 2024 e o bicampeonato brasileiro (2024, 2025). É uma volante de marcação forte e qualidade técnica, sendo também, medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris 2024.

Isabela — Lateral-direita — PSG (França)

Isabela também faz sua estreia na UWCL pelo PSG, para onde se transferiu em setembro de 2025. Começou a carreira no São José e passou por Internacional e Cruzeiro. No Cruzeiro, seu último clube antes de ir para o PSG, foi titular absoluta e peça-chave na campanha histórica que levou o clube ao vice-campeonato do Brasileirão Feminino e à classificação inédita para a Libertadores. Sua venda para o PSG se tornou a terceira maior da história do futebol feminino brasileiro. Teve uma vitoriosa passagem pelo Corinthians antes de sua transferência, conquistando 2 Copas Libertadores (2023, 2024) e 2 Campeonatos Brasileiros (2023, 2024), além de duas Supercopas do Brasil.

Tarciane — Zagueira — Lyon (França)

Tarciane chegou ao Lyon em fevereiro de 2025. Revelada no Fluminense e teve uma passagem vitoriosa pelo Corinthians, conquistando títulos importantes no Brasil, como a Copa Libertadores 2023 e o tricampeonato brasileiro (2021, 2022, 2023). É uma zagueira com grande potencial, medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris 2024, e ela também faz sua estreia na UWCL, nesta temporada.

Tarciane no Lyon
Foto: Reprodução / Lyon

Nycole — Atacante — Benfica (Portugal)

Nycole iniciou sua carreira no Distrito Federal, passando por clubes como Ceilândia e Cresspom. Em agosto de 2019, Nycole foi contratada pelo Benfica, vinda do Minas Icesp, devido ao seu destaque no ataque no futebol brasileiro, marcando sua chegada à Europa. No futebol de campo, se consolidou no futebol português, jogando pelo Benfica desde 2019, onde se tornou uma atacante fundamental para a equipe, sendo multicampeã da Liga BPI/Campeonato Português e da Taça de Portugal e participando de múltiplas edições da UWCL.

Laís Araújo — Zagueira — Benfica (Portugal)

Jogadora experiente na Europa, Laís tem passagens por diversos países (Espanha, Austrália, Noruega, etc.) desde 2019. Em Portugal, atuou pelo Famalicão antes de se transferir para o Benfica, em agosto de 2023, onde se tornou multicampeã em nível nacional (ligas e copas) e se consolidou como uma das líderes da defesa da equipe.

Clarinha – Atacante – Benfica (Portugal)

Ana Clara Campos, é uma jovem jogadora de 19 anos com dupla nacionalidade (Brasil/Portugal), formada nas categorias de base do próprio Benfica onde está desde 2017. Ela ainda está se consolidando e buscando espaço no time principal nesta temporada da UWCL.

Clarinha no Benfica
Foto: Reprodução / Benfica

Com representantes na Espanha, França e Portugal, o Brasil reafirma sua presença no futebol feminino europeu. Ainda assim, há um vasto território a ser explorado, outros países e campeonatos que podem se tornar novos destinos para talentos brasileiros. A edição 2025/2026 da UEFA Women’s Champions League vai também demonstrar a potência das nossas jogadoras. Mais do que o sucesso individual, a participação brasileira reforça a influência crescente do futebol feminino brasileiro no cenário mais competitivo do futebol mundial.

Foto: Lívia Villas Boas / Staff Images Woman / CBF 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *