DonasFC

Conheça as estreantes convocadas pela Seleção Feminina para amistosos na Europa

Seleção Brasileira Feminina

O técnico Arthur Elias anunciou, no dia 9 de outubro, a convocação da Seleção Brasileira Feminina, direto do escritório da CBF em Miami, onde acompanha de perto o desempenho de atletas que atuam nos Estados Unidos. O Brasil entra em campo nos dias 25 e 28 de outubro, na penúltima Data FIFA de 2025. No dia 25, às 13h30 (horário de Brasília), a Seleção encara a Inglaterra no Etihad Stadium, casa do Manchester City. Três dias depois, às 13h15, o time brasileiro enfrenta a Itália em Parma, no estádio Ennio Tardini.

Conheça a seguir as três estreantes convocadas para o campeonato:

Tainá Maranhão – Atacante – Palmeiras

Tainá vem chamando atenção no Palmeiras desde que chegou em 2024, na primeira temporada, disputou 25 jogos, marcou sete gols, deu três assistências e ainda conquistou o Campeonato Paulista.  Em 2025, a jovem atacante tem se destacado por sua velocidade e precisão nas finalizações, atingindo os melhores números de sua carreira.

Natural de Criciúma, Tainá iniciou sua trajetória no futebol na cidade natal e passou por grandes clubes como Internacional, Cruzeiro e Santos. Nesta temporada, participou de 29 partidas, marcou oito gols e deu oito assistências, consolidando-se como uma das principais jogadoras do ataque alviverde.

Aos 21 anos, a atacante estreia na Seleção Brasileira para reforçar o setor ofensivo. Com técnica apurada e capacidade de decisão, Tainá chega para somar em gols e assistências, fortalecendo o ataque da equipe no novo ciclo.

Tainá Maranhão do Palmeiras
Foto: Rebeca Reis / Staff Images Woman / CBF

Isabela Chagas – Lateral – PSG (França)

A carioca Isabela, ex-jogadora do Cruzeiro, vem se destacando no cenário nacional e internacional. Eleita uma das melhores laterais do Brasileirão Feminino 2025, passou por clubes como Internacional, São José, Chapecoense e Corinthians, onde conquistou títulos importantes, incluindo Brasileirão, Libertadores e Campeonato Paulista.

Com apenas 24 anos, protagonizou uma das maiores transferências da história do Cruzeiro no futebol feminino ao se transferir para o PSG, da França, onde tem contrato até 30 de junho de 2028. Ao todo, já soma mais de 120 partidas como profissional, mostrando consistência e qualidade em cada equipe por onde passou.

Isabela também acumula convocações para a Seleção Brasileira Sub-17, com a qual conquistou o Sul-Americano da categoria, e agora estreia na equipe principal. Com sua capacidade defensiva, a lateral chega para reforçar a Seleção.

Isabela do PSG
Foto: Reprodução / PSG

Carlinha – Goleira – São Paulo

A goleira, de 28 anos, vem se destacando no São Paulo desde que chegou em 2019. Com passagens por Osasco Audax, Patriotas (Colômbia), 3B da Amazônia e Grêmio, conquistou títulos, como o Campeonato Brasileiro A2 de 2019 e a Brasil Ladies Cup de 2021.

Neste ano, foi destaque do time na campanha do Brasileirão Feminino, reforçando sua importância para o Tricolor. Com seis anos de trajetória no clube, Carla se consolidou como uma das referências da equipe, combinando experiência, liderança e consistência dentro de campo.

Carlinha seguirá no São Paulo até 31 de dezembro de 2025 e antes da Copa América Feminina, Arthur Elias realizou um período de treinamentos com as jogadoras que fazem parte dos seus planos para a Seleção Brasileira. Entre elas, esteve Carla, que se destacou e foi elogiada pelo treinador.

Carlinha do São Paulo Futebol Clube
Foto: Staff Images Woman/ CONMEBOL

Isa Caroline – Atacante – São Paulo

A atacante, que completou 22 anos no último domingo (19), recebeu a notícia da convocação como um verdadeiro presente de aniversário. Isa tem se destacado cada vez mais e vive uma excelente fase com a camisa do time tricolor. 

Em 2025, foi peça importante na conquista da Supercopa Feminina diante do Corinthians, demonstrando protagonismo em momentos decisivos. Além disso, ajudou o clube a chegar à semifinal do Campeonato Brasileiro e, atualmente, segue na disputa das semifinais da Copa do Brasil.

Isa soma 33 partidas e seis gols na temporada, números que reforçam sua regularidade e o bom momento vivido com a camisa tricolor. A convocação marca um novo capítulo na carreira da jovem, que estreia na equipe principal

Isa Caroline do São Paulo Futebol Clube
Foto: Reprodução / CBF

Thais Lima – Goleira – Benfica (Portugal)

A goleira de apenas 17 anos, nascida em território português e filha de pai brasileiro, tem contrato com o Benfica até 2028 e já defendeu as cores de Portugal em 39 partidas. Considerada uma das principais promessas da posição, ela se destaca pela segurança nas defesas.

Apesar da pouca idade, a jovem goleira já demonstra personalidade e liderança dentro de campo, características que chamam a atenção tanto dos treinadores quanto dos torcedores, ampliando a lista de atletas que optam por representar a nação dos pais.

Nas redes sociais, Thais escreveu: “uma das decisões mais difíceis da vida”, em referência à escolha entre defender Portugal ou o Brasil. A frase reflete o peso emocional e a importância desse momento em sua carreira, uma fase de transição e amadurecimento.

Thais Lima no Benfica
Foto: Reprodução / Benfica

A lista, que integra o período de testes visando a próxima Copa do Mundo, precisou ser modificada na última sexta-feira (17) após o corte de Gio Garbelini, do Atlético de Madrid, a atacante sofreu uma fratura durante partida da Champions League Feminina e deve ficar fora dos gramados por cerca de três a cinco meses. No lugar dela, foi chamada Debinha, do Kansas City Current (EUA), que acabou sofrendo uma grave lesão durante partida pela NWSL,no último sábado (18), sendo substituída por Isa Caroline do São Paulo.

As partidas servem como preparação para a Finalíssima Feminina de 2026, que reunirá a campeã da América e a campeã da Europa, e funcionam como teste para o novo ciclo da Seleção. A última vez que o Brasil enfrentou a Inglaterra foi na Finalíssima de 2023, quando a equipe inglesa venceu nos pênaltis por 4 a 2. A equipe inglesa, chega como bicampeã da Eurocopa, enquanto a Itália, semifinalista da competição, promete desafios intensos e uma oportunidade para testar o nível das convocadas.

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *