Competição reúne nove seleções sul-americanas em busca de classificação para a Copa do Mundo Feminina no Brasil; Brasil não participa por já estar garantido como país-sede.
A CONMEBOL inicia nesta sexta-feira (24) a primeira edição da Liga das Nações Feminina, torneio inédito que reunirá nove seleções sul-americanas em busca de vagas para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que será realizada no Brasil. O campeonato terá duração até junho de 2026 e promete transformar a forma como as equipes da América do Sul se preparam e se classificam para o Mundial, rompendo o modelo anterior baseado exclusivamente na Copa América Feminina. O Brasil, país-sede da competição mundial, está automaticamente classificado e, portanto, não disputará esta edição da Liga.
Participantes e formato da competição
A Liga das Nações Feminina da CONMEBOL contará com a participação de nove seleções: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O Brasil, apesar de integrante da Confederação, está automaticamente classificado para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, por ser o país-sede, e, portanto, não disputará esta edição do torneio.
A competição será disputada em turno único, no qual cada equipe enfrentará as demais em jogos únicos, totalizando oito partidas por seleção. Dessas, quatro serão disputadas em casa e quatro como visitante. A estrutura prevê nove rodadas, com uma equipe folgando em cada rodada, devido ao número ímpar de participantes.
Ao final da fase classificatória, as duas equipes que somarem o maior número de pontos garantirão vaga direta na Copa do Mundo de 2027. Já as seleções que terminarem em terceiro e quarto lugares avançarão para o Torneio Classificatório da FIFA, uma repescagem intercontinental que dará acesso às últimas vagas do Mundial.

Calendário e organização das partidas
A primeira rodada da Liga será realizada nesta sexta-feira (24) e contará com os seguintes confrontos: Colômbia x Peru, Bolívia x Equador, Venezuela x Chile e Argentina x Paraguai. A competição seguirá com partidas distribuídas em nove jornadas, cada uma com oito jogos, exceto uma equipe que folgará, respeitando a necessidade de rodadas de descanso para as atletas. O calendário foi estruturado para respeitar as janelas internacionais da FIFA, com períodos do tipo I (nove dias) e tipo II (doze dias), que permitem a realização de até duas ou três partidas por equipe em cada intervalo, com no mínimo três dias de descanso entre elas.
As rodadas seguintes ocorrerão entre outubro e dezembro de 2025, com uma pausa até abril de 2026, quando o torneio será retomado para a reta final, encerrando-se em junho do mesmo ano. A divisão do calendário visa equilibrar a intensidade das partidas com a preservação física das atletas, garantindo que o torneio contribua positivamente para o desenvolvimento técnico das seleções.
Classificação para a Copa do Mundo Feminina e playoffs intercontinentais
A Liga das Nações Feminina substitui o formato anterior, onde a classificação para a Copa do Mundo era determinada exclusivamente pelo desempenho na Copa América Feminina, que acontece a cada quatro anos. Agora, a disputa passa a ser contínua, com mais partidas oficiais e maior exigência técnica.
Ao final do torneio, as duas equipes com a melhor campanha se classificam diretamente para o Mundial de 2027 no Brasil. Já o terceiro e quarto colocados participarão do Torneio Classificatório da FIFA, que reunirá dez seleções de diferentes confederações: duas da AFC (Ásia), duas da CAF (África), duas da CONCACAF (América do Norte e Central), duas da CONMEBOL (América do Sul), uma da OFC (Oceania) e uma da UEFA (Europa).
Partidas definidas
Rodada 1
24 de Outubro de 2025
Colômbia x Peru
Bolívia x Equador
Venezuela x Chile
Argentina x Paraguai
Rodada 2
28 de Outubro de 2025
Paraguai x Venezuela
Chile x Bolívia
Uruguai x Argentina
Equador x Colômbia
Rodada 3
28 de Novembro de 2025
Peru x Chile
Paraguai x Uruguai
Bolívia x Colômbia
Equador x Venezuela
Rodada 4
2 de Dezembro de 2025
Venezuela x Peru
Argentina x Bolívia
Chile x Paraguai
Uruguai x Equador
Rodada 5
10 de Abril de 2026
Peru x Uruguai
Paraguai x Equador
Colômbia x Venezuela
Chile x Argentina
Rodada 6
14 de Abril de 2026
Peru x Paraguai
Bolívia x Uruguai
Venezuela x Argentina
Colômbia x Chile
Rodada 7
18 de Abril de 2026
Venezuela x Bolívia
Argentina x Colômbia
Uruguai x Chile
Equador x Peru
Rodada 8
5 de Junho de 2026
Bolívia x Paraguai
Argentina x Peru
Colômbia x Uruguai
Chile x Equador
Rodada 9
9 de Junho de 2026
Peru x Bolívia
Paraguai x Colômbia
Uruguai x Venezuela
Equador x Argentina
Foto: Lívia Villas Boas / CBF




