Com 24 seleções disputando o título, o Brasil assegurou a classificação para a próxima fase mesmo após a derrota para a Itália.
Nesta sexta-feira (24), a seleção brasileira sub-17 avançou para as oitavas de final da nova Copa do Mundo Feminina sub-17, com 24 seleções e 6 grupos classificatórios. A seleção amarelinha faz a sua oitava participação no torneio, se classificou apenas 3 vezes nas quartas de final e nunca avançou mais do que essa rodada. O Brasil ficou no grupo A, com Marrocos (país-sede), Costa Rica e Itália. O torneio acontece no Marrocos neste ano e até 2029, sendo o primeiro país africano a sediar o evento.
FASE DE GRUPOS
Logo no primeiro jogo da Copa do Mundo Feminina, a seleção do Marrocos, como país anfitrião, estreou a edição de 2025 jogando contra a seleção brasileira. Durante a partida, o Brasil dominou as marroquinas e garantiu 3 a 0 no placar, com gols de Evelin Bonifácio, Giovanna Waksman e Allyne, destaque para a meia-campista Kaylane que vem fazendo boas atuações desde que foi convocada na seleção.
A seleção brasileira manteve altos índices de posse de bola e finalizou 15 vezes durante todo o jogo, com 5 sendo no gol. As brasileiras garantiram a primeira vitória na primeira rodada com segurança para a classificação às oitavas.

Na segunda rodada contra a Costa Rica, a seleção obteve mais oportunidades de uma seguinte vitória, contudo, manteve o empate de 1 a 1 após a cobrança de pênalti perdida por Kaylane nos acréscimos com defesa da goleira Valeria Fernandéz, situação que interrompeu a classificação adiantada das brasileiras. O gol de empate foi de Gi Iseppe aos 82 minutos de jogo.

No último jogo da fase de grupos contra a Itália, em um ritmo intenso e com foco na classificação, o Brasil foi derrotado pelas italianas por 4 a 3, porém, se classificou às oitavas de final em segundo colocado. No jogo, as brasileiras iniciaram perdendo e a Itália dominou o primeiro tempo. Na segunda etapa, o Brasil criou mais chances após o gol de Waksman nos acréscimos do período anterior e tomou conta das finalizações contra as italianas.
Giovanna Waksman distribuiu a assistência do gol de Gi Iseppe, mais tarde, fez o terceiro gol do Brasil e a equipe elaborou boas chances de empate e até uma virada histórica logo no último jogo da primeira fase. Contudo, a Itália superou com 4 gols e garantiu a vaga em primeiro lugar do grupo A.

Já o Brasil, mesmo com a derrota, classificou-se em segundo colocado com 4 pontos, somados de uma vitória, um empate e uma derrota. Agora, avança às oitavas de final pela primeira vez juntamente com outras seleções e aguarda o adversário da próxima rodada.
Foto: Fabio Souza / CBF




