Após a grande atuação no nono título da Copa América, a Seleção Brasileira Feminina busca manter o bom ritmo diante da Inglaterra.
Neste sábado (25), às 13h30 no horário de Brasília, a Seleção Brasileira Feminina retoma a campo em amistoso marcado contra a confederação da Inglaterra. Um confronto muito disputado desde a Finalíssima de 2023, onde as inglesas levantaram a taça da primeira edição do torneio e o Brasil ficou para trás. No jogo que reativa essa rivalidade, as brasileiras demonstram maior força e dedicação.
Perto da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil, a seleção tem criado boas sequências desde a entrada de Arthur Elias na equipe. Como consequência, esse esforço impulsionou maiores investimentos no futebol feminino brasileiro, não somente para preparação do mundial de seleções, mas também pela visibilidade de jogadoras dentro da amarelinha em campeonatos internacionais. A Finalíssima de 2023 foi o grande passo.
Campeãs da Copa América de 2022, o Brasil disputou com a Inglaterra a primeira edição da Finalíssima em 2023, torneio de jogo único entre as vencedoras de seus respectivos campeonatos continentais. Naquela temporada, as inglesas conquistaram a Eurocopa Feminina.

Mais tarde, iniciou-se a Copa do Mundo Feminina de 2023 com sede na Austrália e na Nova Zelândia. Ainda se recuperando da Finalíssima, o Brasil participou da nona edição, foi eliminado ainda na fase de grupos e a treinadora Pia Sundhage foi demitida após o acontecimento prematuro.
Ainda naquele ano, Arthur Elias foi anunciado como o novo treinador da seleção brasileira feminina. A partir disso, o técnico, com suas ideologias, conduziu a equipe à uma final de Olimpíada após 16 anos e conquistou a prata em Paris 2024. A atuação da seleção brasileira feminina surpreendeu durante todo o evento, mostrando o valor e as mudanças evidentes em menos de um ano de trabalho. Após a prata olímpica, as brasileiras jogaram amistosos com seleções da Colômbia e Austrália. Empatou um jogo e ganhou três das 4 partidas.
No começo do ano de 2025, após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Brasil disputou amistosos com os Estados Unidos, adversário na final da competição olímpica, foi derrotado no primeiro jogo e venceu o segundo, com gols de Kerolin e Amanda Gutierres. Na Copa América, o Brasil fez uma boa sequência de jogos até a final contra a Colômbia, com 3 vitórias e 1 empate na fase de grupos, conquistando 10 pontos.

Nas semifinais, a seleção brasileira superou o Uruguai por 5 a 1 e se classificou para mais uma final contra a Colômbia no torneio. Na emocionante final de 4 a 4 e disputa de pênaltis, as brasileiras se tornaram eneacampeãs da Copa América Feminina. Mais um grande feito de Arthur Elias na seleção amarelinha desde a sua chegada.
Agora, após a Copa América, a seleção brasileira retorna e enfrentará novamente a Inglaterra e, depois, a seleção italiana no domingo, dia 28. A rivalidade de Brasil e Inglaterra já está prevista para 2026, considerando a Finalíssima do próximo ano e o título das inglesas na Eurocopa Feminina em cima da Espanha.
Mesmo que seja um jogo amistoso, o jogo demonstrará o empenho das brasileiras com uma seleção europeia e preparada adequadamente para jogos grandes como este. Para acompanhar a seleção brasileira nesta Data FIFA, as transmissões ao vivo das partidas acontecerão na TV Globo, Ge TV, no Youtube, e na Cazé TV, também pela plataforma do Youtube.
Foto: Staff Images Woman / CONMEBOL




