Depois de quase 10 anos, as seleções voltam a jogar juntas.
No último sábado (1), no Marrocos, a Seleção Brasileira Feminina sub-17 disputou as quartas de final da Copa do Mundo Feminina da categoria, após ultrapassar a seleção chinesa nas oitavas. O adversário da vez foi o Canadá, partida que terminou no 0 a 0 com domínio do Brasil em todo o jogo. Nas penalidades, as brasileiras converteram todos os pênaltis, enquanto a canadense Bridget Mutipula perdeu a segunda conversão e a equipe foi eliminada. O resultado foi de 5 a 4 para a seleção brasileira.
O Brasil chega às semifinais pela primeira vez na história da competição. De oito participações na Copa do Mundo, a seleção conseguiu ir apenas 3 vezes nas quartas de final e foi derrotada. Outras 4 vezes foi eliminada ainda na fase de grupos. Essa é a primeira edição que conteve oitavas de final pelo aumento de número de seleções participantes, totalizando 24 equipes de todos os continentes.

SELEÇÃO NORTE-COREANA
A Coreia do Norte, maior campeã da Copa do Mundo Feminina sub-17 com 3 títulos, chega a mais uma reta final e agora enfrenta o Brasil pela primeira vez em decisão de mata-mata. A última vez que os times duelaram foi na edição de 2016, quando o Brasil ficou no mesmo grupo que as norte-coreanas. A seleção perdeu de 1 a 0 na segunda rodada, foram desclassificadas ainda na primeira fase e a Coreia do Norte foi campeã pela segunda vez naquele mesmo ano. A final foi contra a equipe do Japão.

Em mais uma revanche contra o Japão, a seleção da Coreia do Norte superou as japonesas por 5 a 1 e classificou-se para mais uma semifinal. Ao todo, a seleção norte-coreana vêm realizando uma campanha muito consistente. Nos últimos três jogos, foram marcados 16 gols, todos marcados em goleadas. Nas primeira e segunda rodadas, a equipe marcou 4 gols.
Ao todo, são 20 gols na competição e apenas 3 gols levados. A artilharia desta edição também tem controle norte-coreano. Jong Hyang Yu e Won Sim Kim são as artilheiras empatadas com 6 gols no mundial.
BRASIL NA SEMIFINAL
A treinadora Rilany Silva terá seu primeiro grande trabalho na seleção justamente contra a Coreia do Norte em uma semifinal de Copa do Mundo e conta com o time vitorioso. Vale ressaltar que o Brasil perdeu apenas uma vez no torneio, derrotado por 4 a 3 pela Itália, a qual foi eliminada pelo México nas penalidades por 5 a 4.
A semifinal contra as norte-coreanas acontece na quarta-feira, dia 5, às 12h30 (horário de Brasília). A transmissão ao vivo acontece na CazéTV, diretamente no Youtube. A final do mundial será ainda nesta semana, no sábado, dia 8 de novembro.
Foto: Fabio Souza / CBF




