DonasFC

Copa do Mundo Feminina Sub-17: Brasil faz história e disputa o terceiro lugar pela primeira vez

Seleção Brasileira Feminina Sub-17

A equipe sub-17 reforça o crescimento do futebol feminino de base no cenário internacional.

Na disputa do terceiro lugar contra o México neste sábado (8), no Estádio Olímpico de Rabat, no Marrocos, a Seleção Brasileira Feminina empatou com as mexicanas no tempo regulamentar e a decisão foi aos pênaltis, com o México levando vantagem de 3 cobranças realizadas, enquanto o Brasil marcou apenas um. Com isso, a seleção mexicana ficou com a medalha de bronze e a brasileira marcou a quarta posição da Copa do Mundo Feminina Sub-17.

Mesmo com a derrota nas penalidades, pela primeira vez a seleção amarelinha chegou a uma semifinal e disputa do terceiro lugar na história da categoria no torneio. Antes disso, o máximo foi a participação nas quartas de final e fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. 

O JOGO

O primeiro tempo foi constantemente equilibrado para ambos os lados, terminando em 0 a 0 no placar. A melhor chance do lado brasileiro foi de Evelin Bonifácio no início do jogo quando a atacante finaliza e a bola bate na trave do gol mexicano. 

A segunda etapa foi mais intensa e o Brasil pressionou a seleção do México até os minutos finais. Com um passe de Maria pela esquerda na pequena área, Kaylane invadiu no meio e chutou para dentro do gol e abriu a vantagem brasileira. O México sentiu o único gol marcado e empatou nos acréscimos com uma cobrança de falta. 

Kaylane na Seleção Brasileira Feminina Sub-17
Kaylane marcou o gol do Brasil no jogo contra o México na Copa do Mundo Feminina Sub-17 / Foto: Fabio Souza / CBF

No pênaltis, as mexicanas fizeram um bom serviço e cobraram 3 penalidades, enquanto o Brasil converteu somente um. A seleção do México ficou com a medalha de bronze e as brasileiras conquistaram o quarto lugar no mundial. 

CAMPANHA BRASILEIRA

A Seleção Brasileira garantiu sua classificação às oitavas de final indo em segundo lugar no grupo A com quatro pontos após vencer a seleção marroquina por 3 a 0, empatar com a Costa Rica e perder para a seleção italiana por 4 a 3. Ao todo, uma vitória, um empate e uma derrota na fase de grupos. 

No mata-mata, o Brasil venceu a seleção chinesa por 3 a 0 e garantiu vaga nas quartas de final. Em seguida, superou as canadenses nos pênaltis para alcançar, pela primeira vez, as semifinais da competição. Na semifinal, acabou derrotada pela atual campeã, a seleção da Coreia do Norte, por 2 a 0 e, assim, disputou o terceiro lugar contra a seleção mexicana, fazendo história ao alcançar essa etapa inédita. 

RILANY SILVA NA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA SUB-17

Sob o comando de Rilany Silva, a Seleção Brasileira Feminina Sub-17 alcançou um feito inédito em 2025: chegou pela primeira vez a uma semifinal de Copa do Mundo e, consequentemente, disputou o terceiro lugar da competição. Ela foi a primeira treinadora a fazer a categoria conquistar esse avanço em um mundial de seleções. 

Rilany Silva, treinadora da Seleção Brasileira Feminina Sub-17
Rilany Silva, treinadora da Seleção Brasileira Feminina Sub-17 / Foto: Fabio Souza / CBF

Com apenas oito meses à frente da equipe, Rilany vem construindo uma trajetória promissora. Em 15 jogos no comando, somou 9 vitórias e viu o Brasil balançar as redes 30 vezes — média de dois gols por partida.

Mesmo com pouco tempo de carreira, sendo apenas um ano e meio como treinadora, a técnica tem mostrado personalidade e resultados expressivos. Sob sua liderança, a equipe apresentou evolução tática, intensidade e uma nova identidade dentro de campo, consolidando-se entre as principais forças da categoria no cenário mundial depois de anos procurando espaço.

Foto: Fabio Souza / CBF

Isadora Leocardio

Jornalista e repórter no DONAS FC. Acompanho e produzo conteúdos sobre futebol feminino com foco em análise, cobertura de jogos e histórias inspiradoras das atletas. Apaixonada pelo esporte, contribuo para o crescimento e a visibilidade do futebol feminino no Brasil e no mundo.

View All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *