Marco histórico ocorreu na partida entre Alemanha e Curaçao, na estreia das seleções no Mundial
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, a edição de 2026 contou com uma equipe médica de campo formada exclusivamente por mulheres. O feito ocorreu na partida entre Alemanha e Curaçao, disputada no dia 14 de junho, válida pela estreia das duas seleções no Mundial.
A equipe foi composta pela Dra. Emma Lunan, médica oficial da FIFA; Dra. Suzanne Huurman, médica da seleção de Curaçao; Dra. Silja Schwarz, médica da seleção da Alemanha; e Dra.Carrie Bakunas, médica de emergência. Também integrou a equipe a Dra. Kerry Peek, responsável pela identificação e avaliação de lesões durante a partida.
Segundo a médica oficial da FIFA, Dra. Emma Lunan, a atuação de uma equipe formada exclusivamente por mulheres representa um marco para a medicina esportiva e demonstra que as oportunidades na área devem ser baseadas na competência, e não no sexo ou gênero. A profissional também destacou que espera que esse feito incentive mais mulheres a enxergarem o futebol como um caminho para o desenvolvimento de suas carreiras na medicina esportiva, ampliando a presença feminina na modalidade.
Foto: Divulgação/FIFA




